sexta-feira, 26 de abril de 2013

Fórum faz grande ato contra o governo do Estado em Ouro Preto

22/04/2013

Fórum de Defesa dos Serviços e Servidores Públicos de Minas Gerais

CUT/MG e sindicatos protestam contra o desrespeito aos direitos dos servidores públicos e perseguição às lideranças sindicais

 

Publicado em:  http://www.cutmg.org.br/

 Fotografias: Taís Ferreira



Centenas de representantes de trabalhadores e de sindicatos do funcionalismo estadual lançaram no sábado e no domingo, 20 e 21 de abril, o Fórum de Defesa dos Serviços e Servidores Públicos de Minas Gerais. No domingo, paralelamente ao restrito evento da entrega da Medalha da Inconfidência, os sindicatos, fizeram um grande ato nas imediações da Praça Tiradentes, denunciando a maneira com que o governo vem tratando os servidores e serviços públicos: péssimos salários e condições de trabalho, baixos investimentos, desrespeito aos direitos dos servidores e perseguição às lideranças sindicais, entre outros.
 
Mais uma vez o governo de Minas Gerais e a Polícia Militar deram uma demonstração de truculência contra os trabalhadores. O aparato repressivo impediu que o público participasse da entrega da Medalha da Inconfidência. A própria população de Ouro Preto foi proibida de entrar na praça.




Durante a solenidade, os participantes do Fórum de Defesa dos Serviços e dos Servidores Públicos de Minas Gerais fizeram um "apitaço" no Largo de Coimbra, a cerca de 150 metros do palanque montado na praça. Os manifestantes gritavam “liberdade”, “Pátria Livre” e “Fora Anastasia”. Uma faixa do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) dizia: “Servidores da saúde exigem o fim da judicialização nas lutas dos servidores da Minas Gerais”. Quando as músicas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais não soavam na Praça Tiradentes, podiam ser ouvidos os barulhos dos apitos e cornetas vindos do protesto.




A presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Beatriz Cerqueira, conta que o Fórum criado representa 80% do funcionalismo público do Estado. "Somos coagidos pelo governador. Ele mantém uma relação truculenta com os servidores", explica Beatriz, afirmando que, nesta quarta-feira (24), haverá outro protesto no entorno do Mineirão, durante o jogo entre Brasil x Chile.



"Fomos excluídos de participar da solenidade. A mesma elite que enforcou Tiradentes o homenageia hoje", protestou o professor Marcos dos Reis.

O Fórum foi criado inicialmente pelo Sind-Saúde/MG, Sindifisco-MG, Sind-UTE/MG, Sinmed/MG, Sisipsemg, Sindieletro/MG e Sindágua-MG, que juntos representam mais de 80% do funcionalismo estadual. O Fórum está permanentemente aberto a novas participações e tem o objetivo de ser um espaço para denunciar e lutar contra as medidas nocivas com que os últimos governos de Minas vêm tratando o serviço público.

Em breve, será lançado um manifesto Fórum tornando públicas as principais reivindicações. Inicialmente, plano de carreira e política remuneratória são temas centrais da luta conjunta.



FÓRUM EM DEFESA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE MINAS GERAIS

Fotografias: Taís Ferreira
































MANIFESTAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EM OURO PRETO 

DIA 21 DE ABRIL DE 2013

 Fotografias: Taís Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário